sábado, 29 de agosto de 2009

Por água abaixo - Rumo ao Mar


Desta feita, no dia 29 de Agosto fui por água abaixo, senti em mim a necessidade de ir para o mar, o Rui precisava de um Skipper para o "Beagle", combinámos as coisas e pelas 1100 h.leg, estávamos a sair da doca do Espanhol (Alcantara), com destino incerto e sem horas de voltar, iamos dar uma "volta valente", para onde o vento nos levá-se.
Rumo ao Farol do Bugio, a barra do Tejo ficava para trás

Ao largo da torre VTS (Vessel Trafic Sistem), reparei num Super Maramu pelo meu través de EB, só podia ser o Maibar, imediatamente chamei ao rádio, e obtive a confirmação, era o Luis que se dirigia para Cascais, informou-me que á nossa proa estava uma embarcação em testes de mar, para iniciar em Outubro, a volta ao mundo, era o Thor VI.

Um dia, quiçá, o mar como horizonte

Informei que se um dia tivesse essa ideia e precisa-se de alguem com um enorme desejo de ter o mar como horizonte, podia contar comigo, entretanto informei que nos iriamos fazer ao largo para apanhar vento mais forte e mais tarde passariamos por Cascais.

Pelas 1330 h.leg já faziamos rumo para o largo e algum tempo depois passávamos ao largo da bóia de espera, pelas 1600 virámos de bordo, o meu GPS dava-me um rumo directo em bolina cerrada para a baía de Cascais, onde chegámos perto das 1800.

Já com o rumo para Cascais

Aportámos para beber um café na Mui Tiazona Marina de Cascais e assim como chegámos, logo fomos postos a andar. Ainda fomos fazer fazer as visitas da praxe aos amigos que se encontravam por aquelas bandas, posto isto, fizemos rumo directo a Lisboa, perto das 2200 h.leg estávamos atracados na doca do Espanhol, onde me encontro agora a teclar, a bordo do "Beagle".

O dia no mar chegava ao fim, depois de um dia fenomenal, vento certinho de 15 nós, vagas largas de 2 metritos, velejadelas de luxo ao largo, é sempre uma imagem inesquecivel entrar á noite no porto de Lisboa.
Amanhã vamos por água acima, o barco vai para Alhandra, ETA (estimated time of arrival) 1330 h.Leg.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vida de rico da marina não é? E a gente que se lixe, por cá, com a nortada que se vai passar a chamar vento de qualquer direcção entre os ZVs 270 e 360... :)

João Manuel Rodrigues disse...

Cada um tem aquilo que merece, e olha que este ano tenho sofrido um bocado com as nortadas rio abaixo, que o diga o João Miguel, que o trabalho dele é apanhar tudo o que cai aos trambolhôes no "salão".

João