segunda-feira, 11 de maio de 2009

HEMINGWAY PERDEU O MASTRO ESTA MADRUGADA

Liguei agora o PC e dou de caras com um mail do Marco Dutra (Açores), com a comunicação de bordo que o Genuino Madruga lhe havia enviado, neste momento está comprometida a chegada aos Açores no dia 30 de Maio.

"HEMINGWAY SEM MASTRO

Cerca da 01h00 do dia 10-05 quando navegava na posição 09.27 Norte e 044.38 Oeste, com vento de ENE entre 15 e 18 nós, (alízios) o Hemingway foi surprendido pela passagem de possível ciclone ou tornado ou ainda outro fenómeno atmosférico com vento inicialmente de Sul e posteriormente Norte da ordem dos 60 a 70 nós e mar localmente alteroso. A genoa que a meio pano já não foi possível recolher rebentou e em bocados foi levada. O mastro partiu-se pelo primeiro espalha- brandais. Aproximadamente 1 hora mais tarde cessou a chuva aasim como o vento que voltou a ENE 15 nós. Ainda durante a noite (fazia Lua) foi possível safar os destroços o que não evitou algum estrago na borda e no varandim de bombordo que ficou totalmente destruído. Após amanhecer com a retranca improvisei um mastro e com uma vela (genoa) o Hemingway voltou a navegar embora que a velocidade muito reduzida. A bordo há combustível para aproximadamente 800 milhas. Com esta vela improvisada e com a ajuda do motor irei prosseguir minha viagem com destino a ilha onde nasci, não havendo data prevista para chegada. De momento estou a 1928 milhas a Sudoeste da ilha do Pico.Com um grande abraço, desde este imenso mar a caminho de casa Genuíno Madruga"

Marco Dutra a instalar a bordo do Hemingway o sistema de envio de mails via satélite, e que nos permitiu ter sempre em tempo útil as noticias do navegador solitário.

1 comentário:

jc disse...

Já na 1ª viagem também perdeu o mastro!