segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Momentos 2009

Bayona "A Real", a tripulação do "NVV Véronique" tinha chegado a este porto da Galiza com a mui nobre missão de fazer regressar a embarcação ao seu porto, sito no trapiche da AVELA, em Aveiro.
Estava a tripulação a malhar um Gin no "Mar & Arte", quanto somos informados que estava toda uma frota Lusitana reunida na rua do "El Capitan", uns já vinham de Arcachon, outros da Corunha e outros andavam pelas Rias Baixas.
Na foto Cmdt Machadinho, Cmdt Delmar Conde, Cmdt Chico Albino, Imediata Isabel, Cmdt Julio e o Je.
No dia seguinte pelas 17 horas locais, uma frota Ibérica saíu da baía de Bayona com destino á Veneza Portuguesa.

*

Marina do Parque das Nações, surgiu com a Expo 98, tendo ficado conhecida na altura como a Marina da Expo.

Cedo se começaram a sentir as consequências dos erros de projecto, um quebra-mar flutuante mostrava-se completamente inadequado para suster os temporais do Mar da Palha, a susbstituição do quebra-mar flutuante por enrocamento tambem não foi solução e o constante assoreamento levou a que esta infraestrutra depressa passa-se a ser conhecida como "O maior tanque de lama da Europa"

A 11 de Abril de 2002, a Direcção da ANMPN foi recebida pela Parque Expo, SA. Nessa reunião, foi manifestada a intenção de ambas as partes, de trabalharem em conjunto para a resolução dos problemas que afectavam a Marina, evitando tanto quanto possível a via litigiosa. Tratava-se do futuro da Marina que está em jogo, como local de lazer e polo dinamizador de actividades náuticas na área do Parque das Nações em termos de Qualidade, Segurança e respeito pelo Meio Ambiente, dignificando aquele local como uma referência em termos de lazer.

No dia 16 de Novembro de 2007, ou seja, cinco anos e meio depois do encerramento da marina e saída das embarcações, o Conselho de Administração da Parque Expo,SA anunciou, finalmente, a adjudicação da obra de reabilitação, estando o prazo de conclusão fixado em 18 meses.

Agosto de 2009, com o arrais "Bolha" ao leme, o NV Volare entra pela comporta da bacia Sul e (re) inaugura a Marina do Parque das Nações.

3 comentários:

Pêjê disse...

Olha lá...E Alhandra? A
Mui Nobre passou a Múúú Nobre?
Começo a esta súbita mudança de atitude...deve ser da teNsão baixa...

João Manuel Rodrigues disse...

Nã tou a perceber, explica lá isso como se eu fosse louro.

João

almagrande disse...

Boas João, espero que tenha um bom ano e melhores navegações.