terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Segurança a Bordo (II)

Os acidentes a bordo acontecem normalmente devido a um erro ou a uma sucessão de pequenos erros, quase sempre na operação de aparelhos de navegação ou na interpretação da informação disponivel na altura:

Procedimentos a ter a fim de evitar alguns acidentes:
- Fazer um planeamento detalhado da viagem e considerar um plano alternativo.
- Dar conhecimento do planeamento a toda a tripulação.
- Determinar a nossa posição e marcar constantemente, utilizar sempre que possivel mais que um método (GPS, Carteação e Estima).
- Corrigir os erros atempadamente.
- Deve-se utilizar sistemáticamente toda a informação disponivel a bordo.

A Viagem

- Recolha de informação:
Nesta fase determina-se e identifica-se os riscos, as áreas criticas e perigosas, para isto devem-se utilizar as CNO, Publicações, Roteiros, Tabelas de Marés e Listas de Ajudas á Navegação.

- Planeamento:
Deverá cobrir toda a viagem, incluindo a largada e acostagem.
As derrotas, perigos e resguardos, deverão ser marcadas nas cartas a utilizar.
Na determinação da distãncia de resguardo a um perigo, devemos ter presente a possibilidade de uma falha no aparelho propulsor ou no governo da embarcação.
Devemos ter em conta factores mutáveis, como por exemplo, o estado do tempo, correntes e marés, que poderão obrigar a uma revisão dos planos.

- Monotorização:
Deverá haver um processo contínuo de monotorização da posição do navio, comparar sempre a progresssão real da viagem com o planeado.
Deve-se tirar sempre o máximo partido de todos os equipamentos de navegação disponiveis, a operacionalidade dos mesmos deverá ser verificada antes de largar ou de entrar em águas restritas ou perigosas.

- Apoio em terra:
Mantenha alguem em terra informado do seu plano de viagem, mesmo que a viagem seja curta.
Essa pessoa poderá informar as autoridades em caso de atraso no seu regresso.

- Verificação:
Verifique o estado do casco, motor e equipamentos, certifique-se de que estão presentes o meios de salvação necessários, que tem combustivel suficiente para toda a viagem, incluindo uma reserva para chegarmos a um destino alternativo.
Faça um briefing de segurança.

- Informação Meteorológica:
Assegure-se do estado do tempo, se corresponde á previsão, se a tendência for para piorar tome precauções acrescidas.

As análizes de acidentes em navegação indicam que, em 80% dos casos, o erro humano é a principal causa, a informação que poderia ter evitado do acidente estava disponivel, mas não foi utilizada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bons conselhos, a seguir pelos que navegam há muito e há pouco tempo.
Recomendações sábias que só poderão ser alteradas por imprevistos como o que me aconteceu na ida aos Açores no Verão passado. Ver Outubro no sítio (http://joao-carioca.blogspot.com/ ) onde nos apareceu um cachalote que nos deu cabo do leme e nos pregou o maior cagaço da vida 100 milhas a Norte de S. Miguel!
João Guimarães Marques

João Manuel Rodrigues disse...

Já tinha lido o acontecimento do cachalote, já me tem acontecido o mesmo no Tejo, mas é mais com fataças, mas essas não partem nada.
Obrigado pela visita.

João