segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Segurança a bordo

Aproxima-se uma nova época de navegações, nunca é demais lembrar que:

A segurança a bordo é uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos os navegantes, toda a tripulação deve contribuir para isso, quer em terra, nos preparativos da viagem e no mar.
O Patrão ou Skipper deve conhecer as regras de segurança que se aplicam á sua embarcação, a sua tripulação e os outros navegantes, confiam que ele conhece e sabe manobrar a sua embarcação de forma segura, que possui os conhecimentos, equipamentos de segurança adequados e em boas condições.

Manobra- Navegar sempre a uma velocidade de segurança e manter vigia constante, avaliando com todos os meios disponíveis se existe risco de colisão, conheça os limites da sua embarcação.
Treino- Mantenha-se sempre treinado na manobra da sua embarcação, treine atracagens, recolha de naufragos, manobra com velas, conheça a sua embracação ao pormenor e saiba sempre onde está a ferramenta, meios de socorro e salvação.
Cartas e Publicações Náuticas- Devem de estar a bordo as edições actualizadas das CNO (Cartas de Navegação Oficiais), publicações e roteiros náuticos da zona onde navega, a tudo isto deverá juntar os mais recentes Avisos aos Navegantes.
Meios de Salvação- Aproximadamente 90% dos afogados em acidentes marítimos não usavam coletes de salvação.
O colete permite a sobrevivência mesmo quando inconsciente, evita a fadiga, ajuda a manter a temperatura do corpo, tem um apito e alguns luz para chamar a atenção, em caso de mau tempo, aconselha-se o seu uso permanente.
Use equipamento de agasalho adequado ás circunstancias e á temperatura da água, em águas frias, a principal causa de morte é a Hipotermia.

Nas nossas águas a temperatura varia entre 10 e 25ºC.
A tabela seguinte mostra o tempo provável de sobrevivência de um náufrago vestido com roupa leve.

Temperatura da água versus Tempo de sobrevivência

0º - 2o min a 1 hora
5º - 30 min a 2 horas
10º - 1 hora a 4 horas
15º - Pode ocorrer a inconsciência em 2 horas, mas não necessáriamente a morte.
20º - Não resulta inconsciência ou morte a partir desta temperatura.

Sem comentários: