terça-feira, 8 de setembro de 2009

Foi á dois anos ...

Recebi hoje um mail do Marco Dutra, que relembrava a todos que acompanharam a volta ao mundo de Genuino Madruga, que foi á dois anos que tudo começou.

"A 25 de Agosto de 2007, na vila baleeira das Lajes do Pico (Açores), partia o velejador picoense Genuíno Madruga para a sua II Volta ao Mundo em Solitário.
Fez rumo a sul com o intuito de passar o tenebroso e mítico Cabo Horn, o que acorreu às 09h45 do dia 24 de Janeiro 2008.
Seguiu-se o Pacífico, Austrália e uma impar paragem em Timor Leste onde foi honrosamente recebido.
Passado o Índico, ancorou em África onde repousou.
Entrou novamente no Atlântico e já a caminho de casa, na madrugada de 10 de Maio, Neptuno cobrou novamente o mastro do Hemingway, quando esteve estava a 1928 milhas do seu destino e a cerca de 700 do Brasil.
Neste dia, vimos a fibra deste verdadeiro lobo do mar, quando via rádio e após longa conversa, nos disse que apesar do infortúnio e das precárias condições de navegabilidade, seu próximo porto seria na sua ilha natal, para o que assumia o risco de tal decisão.

"Esta é uma viagem que não é para qualquer um" diz o navegador que acrescenta “O importante é chegar fim”.

Grato agradecimento de todos e a todos quantos navegaram com o Hemingway."

O "Hemingway", envergando a armação de fortuna (vela improvisada com a genoa e a retranca como mastro), já com a ilha do Pico á vista.

1 comentário:

Jorge disse...

Bom dia.
Em solitário não sei se me tentava.
Mas com boa companhia, é um dos meus sonhos, só que ao contrário rumaria ao Pacifico para chegar primeiro às Maldivas, descobertas pelos Navegadores Portugueses e mais tarde abandonadas para os Holandeses porque quem é que queria ilhas com águas quentes, transparentes e praias de areia fina e sossegadas?
Depois queria conhecer o grande recife de Coral, e depois logo via.
Mas em solitário não. Quanto muito levava a minha cadela que fala muito comigo. E ENTENDE-ME.
Joq