terça-feira, 25 de março de 2008

A odisseia do "Nichu's" himself

Sexta-feira, 21 de Março de 2008, cerca das 1530 HLeg, tinha eu acabado trabalhos de colocação do novo depósito de água e respectivas tubagens, e entrava no capitulo das limpezas, quando coloco a cabeça de fora da escotilha, olho para o parqueamento e vejo a tropa do Bacalhau a empurrar o "Nichu's" rumo á rampa de alagem norte, situação que estaria prevista para as 1600 HLeg, mas com a ajuda do Land Rover do Rui Silva, mas depois de almoço tudo é possivel e o barco de 6 Toneladas lá ia em cima do berço.
Eu pensei: "ainda não tá na hora, o Rui não chegou, deixa lá ir ver a merda que estão a fazer".
O Nicho (feliz proprietário), dizia: "vamos vamos só colocar as rodas na rampa" .
- Pois, vocês estão a esquecer que este gajo pesa 6 toneladas e quando embalar não pára.
O Bacalhau dobra o cabo, passa na argola e responde: "deixa que eu aguento".
Ainda hoje dou comigo a pensar como toda a gente acreditou inclusivé o dono do barco, mas depois daquele arroz de polvo, enfim.


A rampa e o "deixa que eu aguento"


Quando as rodas trazeiras do berço entraram na rampa, as coisas até não correram mal, mas já ameaçava, mas o feliz proprietário (vá-se lá saber onde ele tinha a cabeça), diz: "deixa ir um bocadinho para dentro de água que ele pára com o atrito", eu não sabia que ele era licenciado em ciencias fisicas e não acreditei, mas seja feita a vossa vontade, (o outro até aguentava).

Mas o inevitável acontece, assim que o berço tem as 4 rodas na rampa, toca a descer pela rampa que eu quero é água, a tropa toda ao sentir o cabo a queimar a pele das mãos, faz a vontade ao bicho, vais para a água sim senhor.
Ao ver aquela cena lembrei de imagens de paquetes a ir para a água pela primeira vez, (faltou o espumante)o berço desce direitinho pela rampa, vai abrandando a sua marcha e quando se pensa que tudo já acabou, o barquinho sai do berço pelos seus próprios meios e começa a navegar, coisa linda.
Só então nos lembrámos que o dono do barco não estava lá, estava impávido e sereno (por enquanto), a dizer "o meu barco, não tá lá ninguem".
Como estava nortada, alguem diz: "o vento leva-o para fora".
Mas esquecem-se que um barco com patilhão não deriva, antes pelo contrário, o vento começa a dar no costado e mastro e ele ganha novamente vontade própria e começa a navegar direito á margem.
Então é que me lembro que tenho de fazer qualquer coisa e lembro-me que o semi-rigido está na água e chamo o Nicho, corrida para a marina, salto para o barco, como é normal nestas ocasiões o motor a 2 tempos só pega á décima quinta puxadela de corda, entretanto afoga mas lá pega, acelaradela a fundo, "in estremis" coloco o semi-rigido entre a margem e o Nichu's 2 cm antes de encalhar, qual proa de rebocador levo o Nichu's para fora dali depois de berrar com o Nicho para ele ir para o leme e meter motor.
A bateria está descarregada, vá ele lembra-se que tem duas e muda o comutador e o motor pega.
Lindo espectáculo visto da margem, que o diga quem lá estava.


"Aquele barco anda muito, até sózinho"

Estávamos já nós no bar, a tentar diluir a adrenalina, aparece o Rui, de Land Rover, " então, vamos pôr o barco na água".

5 comentários:

Anónimo disse...

Hilariante como sempre,resta acrescentar que o Rui do Land Rover apareceu cerca das 15h45 HLeg (como diz o joão)portanto 15 m adiantádo em relação á hora combinada e que a primeira coisa que o Quintanicho disse assim que me viu foi...." tu a que foste o culpado!!" Rui Silva do Land rover

João Manuel Rodrigues disse...

alguem devia ter aparecido uma hora mais cedo.

João

Anónimo disse...

Sem dúvida que n'ALHANDRA tudo se vê. Mas ainda bem que não foi mais que um susto, só espero nunca ter essa experiência.
1Ab
MG
Nostrum

Anónimo disse...

Gostei muito...diverti-me imenso...obrigado por me fazerem rir....quase que tive pena do Nicho, fiquei na duvida se teria que socorrer o barco ou o proprio dono...afinal não é todos os dias que um barco resolve sair do estaleiro...sozinho....
Mas o barquinho até domesticado está, pois ao ver o estado psicologico do seu dono....docemente voltou para o seu habitat....ESPECTACULO...nem o meu 4 patas me obedece assim.
Alhandra está a evoluir........

N

Anónimo disse...

em relação ao comentário " aquele barco anda muito, até sozinho" estou plenamente de acordo, pois o dono e skiper do referido barco não percebe nada daquilo, mas tem a mania que é um grande velejador, embora não veja um " boi " de vela, mas como anda acompanhado por alguns que sabem e até o bastante julga-se o melhor, mas enfim... comentários para que...???