quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Valada, doce Valada

Uma imagem dos cais da aldeia avieira de Escaroupim, situada na margem sul do Tejo em frente a Valada do Ribatejo.



Foto tirada á sucapa pela Pitufinha, enquanto eu estava num momento de profunda reflexão, por acaso tinha acabado de chegar de Alhandra, quiçá foi esta a viagem que mais gostei e que mais senti a necessidade de fazer de todas as que fiz até Valada.


O Makito e o seu Oceanus tinham zarpado de Alhandra na maré da noite anterior (sexta- feira), jantámos na Dina e já passava da meia noite quando arrancaram, pedi para quando chegarem me avisarem, ás 3 das manhã recebo a msg que já estavam na ilha e tava tudo bem.

Sábado dia 28, estava de Juri de exame de Patrão Local e em pulgas porque tinha de apanhar a enchente no máximo até ás 1530, lá tive que meter uma cunha ao presidente do Juri para despachar os exames práticos para eu apanhar a maré.

Saí de Alhandra ás 1525 em piloto automático a arrumar a bagunça provocada pelo exame, mas a meio do percurso a nortada empurrava a água para jusante antecipando a vazante que me surpreendeu a meio do percurso, com o motor e a genoa aberta a 150% não senti qualquer problema e cheguei á ilha ás 1830.



A tripulação do Falua juntou-se a nós no Escaroupim

Jantámos no Escaroupim, o vento foi-se, os barcos não mexeram a noite toda, de manhã fomos tomar o pequeno almoço a Valada, a água estava a 25 º, o sol sempre presente, as costeletas do
almoço apetitosas, enfim tinhamos a maré para Alhandra ás 1800.
Fizemos a viagem para baixo a motor, quando avistei a ponte de Vila Franca liguei o piloto automático e o Makito passou-me uma cerveja (eu não gosto de cerveja), encostei-me ao mastro e nunca uma cerveja me soube tão bem.
Chegámos á nossa santa terrinha ás 2030 e acabamos por jantar a bordo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um fim de semana simples e só ao alcance de alguns que sabem dar o valor que as coisas simples têm.

Raquel Sabino Pereira disse...

LIIINDO! JÁ LÁ ESTIVE, ACHEI O RESTAURANTE UM ENCANTO E FUI LÁ DE AUXILIAR EM NOITE DE LUA CHEIA REFLECTIDA NO RIO! NUNCA ME HEI-DE ESQUECER!!!

João Manuel Rodrigues disse...

Valada do Ribatejo é assim, não tem nada, mas no fundo tem tudo o que precisamos.

(Quando não está infestado de motos ´d'agua e o pontão cheio de parolos que dizem que aquilo é deles porque estão lá o ano inteiro, sem pagar é claro)

Vamos para a ilha.

João

Julio Quirino disse...

O Nagual passou o fimdesemana bem amarrado na Marina de Cascais, para não ir pelos ares!

Raquel Sabino Pereira disse...

LOL, QUIRINO MAN!!!

JOÃO: OBRIGADA PELA DIVULGAÇÃO DA BANDEIRA E DO ESPÍRITO DO «ATLÂNTICO AZUL»!!!!