domingo, 24 de abril de 2011

"By The BooK" (Bái de buque)

Este ano o "Volare" precisou de ser vistoriado, em conformidade, desloquei-me á Delegação Marítima mais próxima, cuja localidade não digo o nome nem que me apertem os ditos.


O que vou narrar a seguir é a mais pura verdade, exemplo do nosso funcionalismo, diga-se publico.

"Bom dia e tal, vinha cá para requerer a vistoria á minha embarcação, tem aqui o livrete, classe 4, licença de estação, etc."

Peço é para a vistoria ser efectuada de hoje a 8 dias, que é o único dia em que me encontro por cá, e tem de ser por volta desta hora, uma vez que preciso que esteja a mais de meia enchente, que faz-se logo a vistoria a seco e a nado"

O que fui dizer, o nosso agente da Policia Marítima que desempenha as funções de amanuense, apressa-se a ligar o complicómetro.

- Não pode ser, porque a pessoa que faz a inspecção está de férias, só vem daqui a 15 dias, e alem disso para a semana as marés não dão para o que me está a dizer.

"Bem, vamos por partes, não acredito que só haja uma pessoa a fazer inspecções, o que tenho de fazer para que a inspecção seja efectuada na data indicada?"

- Há mais inspectores, mas tem de se pedir a Lisboa (deve ser longe", e se solicitar com carácter de urgência, é efectuada em 48 horas.

"Bem, se tem de se pedir a Lisboa, é um problema da Delegação Marítima, em relação ao carácter de urgência, tal não é necessário, uma vez que quero para daqui a 8 dias, até por motivos de disponibilidade e maré, como já expliquei."

- Pois, mas também lhe disse que de hoje a 8 dias a maré não dá, porque á hora pretendida já está na vazante.

"Desculpe, se hoje, a esta hora, a água está a vazar, e bem, deve faltar cerca de uma hora para o Baixa Mar, de hoje a 8 dias temos uma maré contrária, aproximadamente."

- Por isso mesmo, estou a ver pela tabela de marés e a agua agora já enche bem, por isso para a semana está a vazar.

"Pois acontece que estou a ver pelo rio, e a água agora ainda corre abaixo e temos pelo menos mais uma hora de vazante, se se levantar da cadeira e olhar pela janela, poderá constatar esse facto"

- A tabela pode não estar certa, também não sou eu que faço as tabelas, mas estamos a esquecer que a hora já mudou e já não precisamos de acrescentar uma hora á tabela.

"Você é cada tiro cada melro, se a hora mudou e as tabelas são referidas ao Tempo Universal, agora é que temos de acrescentar uma hora, aliás duas horas, uma vez que as tabelas têm como referência o Porto de Lisboa."

- Mas ainda temos o problema de não haver inspector disponível, se calhar tenho de ligar para Lisboa ou para o nosso inspector.

"Podíamos ter começado logo por aí."

Conclusão: O inspector que estava de férias, podia fazer e fez a respectiva no horário pretendido.

Mas depois não ficamos por aqui.

- Não se esqueça que tem de ter todo o material a bordo, senão chumba a inspecção, não se esqueça que tem de ter os Pirótecnicos dentro da validade.

"Não há problema, já trouxe de Bayona, em Espanha não levantam os problemas de licenças como cá"

- Não pode trazer Pirótécnicos de Espanha.

"Diga-me, porquê?"

- Porque não pode transportar materiais explosivos.

"Boa, vocês obrigam-me a ter materiais explosivos a bordo, mas dizem-me que não os posso transportar."

- No barco é diferente

"Sim, para a próxima levo o barco até á loja mais próxima."

(Acho que em Óbidos havia lá uma casa que vendia para fora, mas já fechou)

3 comentários:

joao madail veiga disse...

de luxo, a sorte é que somos um pais de marinheiros, se não estavamos quilhados.

João Manuel Rodrigues disse...

Nós cá pelas cercanias do Mar da Palha e da Mouraria, temos cá é uma espécie de "marineros", umas aves raras que deabulam pela marina.
Até têm umas "Ti-Sheites" com nomes e volantes de barcos, se não é volante, é um guiador...

João

João Júdice Pargana disse...

Esse gajo que desligue o telemóvel!
Se o Socrates sabe ainda vai a Ministro, depois de frequentar as Novas Oportunidades, claro!