Nos meses sombrios de Outubro de 1951 aparecia nas montras livreiras de Londres e Nova York um novo livro do mais afamado escritor marítimo,"The quest of the schooner Argus", de Alan Villiers, só os leitores aficionados ás relíquias da vela, poderiam supor que a narrativa fosse dedicada a um navio bacalhoeiro português.
Este relato e as imagens patentes, permitem questionar o sentido e a memória da pesca do bacalhau por homens e navios portugueses.
Esta edição está limitada a 500 exemplares (o 101 já tem dono), é uma edição exclusiva para aficionados, está á venda no Museu Marítimo de Ílhavo.
o "Argus" fotografado por mim, no cais dos bacalhoeiros em Aveiro, (Ilhavo) Julho de 2009, quando regressava de Bayona a bordo do "Véronique"O "Argus", lugre bacalhoeiro a motor, de 4 mastros, foi comprado em 2009 pela Pascoal, que entretanto aguarda parceiros para a sua recuperação, como sucedido com o "Santa Maria Manuela".
3 comentários:
Pois eu sou proprietário de uma primeira edição, em inglês, claro, adquirida há uns anos na Amazon.
E prontes...
Bem, eu tenho dois exemplares do livro e ambas na nossa lingua.
Um é a 1ª edição em Português de1951, que comprei num alfarrabista em 1979 e que mandei encadernar com capa de couro debruada a ouro!
O outro é a reedição do M.M.Ílhavo e do seu Director Álvaro Garrido, de 2005. Se calhar adiantei-me na altura e não sendo a edição de luxo, para mim serve bem para completar a biblioteca sobre o tema "bacalhau".
Um abraço
Caro João
Esta edição é recentissima, o Museu ainda tem cerca de 300 exemplares em stock.
Capa em pele e papel gardap de 130 g, o preço é de 25,00 €.
Acho que é de aproveitar.
Um bom ano cheio de navegações.
Enviar um comentário