segunda-feira, 5 de maio de 2008

Da Ria de Arousa á Póvoa de Varzim

Dia 30-04-2008

Saída de Aveiro em auto-pullman com destino a Proba do Caramiñal, onde chegámos cerca das 0200 da matina (hora local) do dia seguinte.


Proba de Caramiñal

Dia 01-05-2008

Dia de passeio e preparativos, após um almoço onde aproveitámos para provar a gastronomia local, a organização ofereceu um passeio pelos concelhos da Ria de Arousa e a alguns pontos de interesse turistico.


Miradouro da Pedra da Rã



Parque Natural das Ilhas Atlanticas

Ao longe, o Cabo Finisterra

Regressados ao Caramiñal, eram horas da cerimónia de abertura, onde fomos presenteados com um repasto de iguarias locais, com o famoso mexilhão sempre presente.

Depois de jantar foi altura de efectuar os preparativos para a navegação do dia seguinte, o Cmdt Veiga não iria estar connosco nesta etapa, eu e o Julio Quirino assumiamos o comando do NVV Veronique, fizemos o reconhecimento das cartas e marcámos os respectivos waypoints de passagem entre as ilhas nos nossos GPS.


Dia 02-05-2008 Proba do Caramiñal - Vigo 32 Milhas


Fomos para a água por voltas das 0900, sem vento e descemos a Ria de Arousa em direção ao mar, ás 1045 foram efectuados os procedimentos de largada, o vento apareceu mas de Sul chegando por vezes aos 15 nós, outras vezes caía para os 3 nós, eu e o Julio iamos alternando no leme consoante o bordo, fizemos a passagem das Islas Onza sem problemas, á chegada ás Islas Cies fomos acompanhados por um cardume de golfinhos que nos indicaram o caminho até á Ria de Vigo.


A frota a descer a Ria de Arousa



Passagem nas Islas Onza



Cabo Del Home, entrada na Ria de Vigo

Entrámos na Ria ao anoitecer e o vento foi-se, ás 2200 estávamos em terra. O Cmdt Veiga estava de volta para no dia seguinte assumir o comando do NVV Veronique e aguardava a nossa chegada com uma feijoada de samos para a próxima viagem.


03-05-2008 De Vigo á Póvoa de Varzim 55 Milhas


NVV Véronique em Vigo

1000, Largada para esta etapa com vento N dentro da Ria, 10 minutos depois não havia vento, o Cmdt Pardal Sepikingue do "Celta Morgana", era o primeiro a anunciar que iria ligar motor e seguir em frente para Portugal (dali nem bons ventos), vários outros se lhe seguiram.

Por volta do meio dia, ouvia-se pela rádio que a frota que estava em frente ao cabo Sileiro estava a levar porrada e a equacionar recolher para Baiona, para nós estavamos em frente ás Cies a almoçar sem vento.

Mal acabámos de almoçar começámos a levar por atacado, 30 nós de vento pelo focinho e ondulação da boa, recolhemos pano á proa, metemos motor e com a vela grande em cima seguimos para a nossa terra.

Rumo ao Cabo Sileiro



Á passagem no Cabo Sileiro, as coisas não estavam boas, no entanto ouviamos pelo VHF, que as condições melhoravam em La Guardia, a frota Aveirense equacionava entrar no Porto de Viana do Castelo, o Cmdt Licas do "Zurk" comunicava via rádio que em Viana o vento estava a cair e mar e o mar já estava com vaga larga, o "Casvic" informa que fica em Viana, o resto da frota segue para a Póvoa. Realmente as coisas estavam bastante melhores aqui deste lado da fronteira e á passagem pelo farol de Montedor o mar era de vaga larga e pouco vento.

Pelas 2300, a 7,5 milhas do porto da Póvoa e sem vento, deparamo-nos com uma situação de pouco combustivel, o esforço feito das Cies até Caminha no meio da borrasca, estava agora a ser pago, vamos tentar chegar á vela, após 2 horas de tentativas, os 3 nós de vento eram insuficientes para mover as 9 toneladas do NVV Véronique.

Não tivemos outra hipótese, o "Tibariaf II" estava a 3 milhas da nossa posição, o Cmdt Berna prontificou-se de imediato a vir ao nosso encontro trazer combustivel.

Por volta das 0200 do dia 4 de Maio entravamos a barra de Póvoa de Varzim



As luzes de navegação do "Tibariaf II" do Cmdt Berna, quando veio ao nosso encontro.

(Brevemente mais desenvolvimentos desta viagem em http://mamalhandra.blogspot.com/ )

4 comentários:

CELTA MORGANA disse...

Até cega.
Parece Nairobi de noite.

Vasco Moscoso de Aragão disse...

e eu a pensar que esta ultima foto era uma vista aerea do continente negro!!!!

Julio Quirino disse...

Pois é...mas naquela altura, sem vento, sem combustível e com a onda larga a empurrar-nos para a costa, foram das luzes mais bonitas que vimos!!!

João Manuel Rodrigues disse...

Sem combustivel não é bem assim, tinhamos combustivel, não dava era para chegar destino, mas isso é apenas um pormenor.

João