sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Summer almost gone

O Verão já lá vai, hoje a minha mui nobre Vila d'Alhandra, despertou com uma sulada das boas, daquelas que anunciam os ventos de Outono.

Aproveitei para satisfazer a curiosidade e fui construir algumas páginas diárias do Almanaque Náutico.
Para dia o dia de hoje, á hora das fotos (15oo HMG), o Sol, astro rei, acusava uma Declinação de 6º.31,2 Norte.
No dia 21 de Junho, deu-se o Solsticio de Verão, ás o9oo HMG, o astro rei, atingiu a sua Declinação máxima 23º26,5 Norte, aí se manteve até ás 1600 HMG, ás 1700 já vinha por aí abaixo 23º26,4, sendo engraçado que no dia em que dizemos que começa o verão, de facto é quando se inicia a contagem decrescente para o seu fim.
Este ano o Equinócio vai-se dar no dia 22 de Setembro, ás 1500 HMG o Sol estará ainda no Hemisfério Norte com a Declinação 0º00,7 Norte, ás 16oo HMG já terá passado para o Hemisfério Sul com a Declinação de 0º00,2 Sul, entraremos na nossa estação de Outono.


Ponta Sul da Marina


O Fulô a navegar na sulada

Ao fundo, o tenebroso Mar da Palha
*
O Sol já não aquece a água da mangueira, no Tejo a temperatura começa a descer, já sinto as saudades da água a 28º e das noites passadas no meu quintal.
Resta-nos esperar pela Feira de Outubro em Vila Franca, este ano não houve feira do melão, em Dezembro temos o aniversário do nosso Clube, mais uma vez prevemos a passagem do ano ao largo do Terreiro do Paço, se a humidade relativa o permitir veremos o fogo de artificio, se não, mais uma vez nos resta o aconchego da Doca do Espanhol.
"The autumn winds blow
Chilly and cold
"September, I'll remenber,
a love once new has now, grown old"

1 comentário:

Anónimo disse...

interessante, aiás como sempre.
Hoje fui á zona ribeirnha, olhei para a marina, o Volare não estava, pensei que o João estivesse a treinar, não me enganei, vinham 4 barcos do lado de vila franca, o volare encabeçava, passou com todo o pano em frente á marina, mas reparei que o João trazia consigo a sua companhia dos ultimos tempos, alguem disse que são inseparáveis, eu nunca vi ninguem dár-se tão bem, uma coisa digo, deu gosto ver aquele barco andar. façam o favor de ser felizes, continuem e bem hajam.

MN