segunda-feira, 7 de março de 2011

Dá que pensar...

Um destes dias fizeram-me pensar em pequenas coisas desta nossa passagem pela vida, nomeadamento do respeito que grangeamos junto dos nossos colegas e amigos.
Uma elas aconteceu em amena cavaqueira este sábado no nosso habitual almoço no Borda d'água, em que não sei porque motivo, a esposa de um meu colega Cmdt desta vida de marinheiro, diz que o Rui ainda hoje tem o meu nome na agenda do telefone "João Presidente", e questionava-se, porque passados 4 anos após passar as chaves ao meu sucessor, num gesto simbólico, ainda tenho esse "estatuto", que faz confusão a muita gente (má, diga-se).
Uns tempos atrás um amigo meu, navegante, chegou-me a dizer, "devias-te afastar um bocado daqui, a tua presença incomoda-os".
Ainda nos dias de hoje, sempre que me desloco ao clube, há sempre um ou outro sócio que tira o chapéu, "tá bom Sr Presidente, ou o atleta que grita "Presidenteeeee", quando me cruzo na rua com o nosso tambem ex-Presidente da Junta, saudamo-nos com um "de presidente para presidente".
A isto pode-se chamar respeito, que se ganha respeitando, ao longo de 8 anos á frente dos destino do clube onde práticamente fui criado, posso dizer que sempre respeitei, amado e respeitado por muitos, odiado e invejado por meia duzia, (são 6 e sei os nomes).
Como se ganha o respeito?
Não sei, olhem para mim e invejem-se, tenho comigo as licenças da Federação Portuguesa de Vela e F.P.Canoagem nºs 2636 e 1949 (árbrito, treinador e atleta).
Duma coisa tenho a certeza, o respeito não se ganha a fazer guerrinhas pessoais, a dar facadas nas costas, inclusivé naqueles que nos deram a mão, tambem não se ganha com a mesquinhês de fechar a porta do clube á pressa porque "vem lá o gajo e eu não gosto dele", e muito menos a esconder as bilhas do gás, porque o gajo foi treinar, mas se quiser tomar banho, vá tomar banho a casa, isto de 2 duches por semana é um luxo que o clube não pode suportar, dizem.
Tambem não é com queixinhas e culpas em quem não está presente.
Pois é, o respeito ganha-se, constroi-se ao longo da nossa existência.
Como diz o ditado, "não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu" e "o hábito não faz o monge"
Aqueles que de vez em quando vem aqui ler estas coisas, desculpem o meu desabafo, aos "outros", vou fazer minhas as palavras de um tio meu de Aveiro, leia-se Ilhavo, como se diz mesmo?
Ah, ide-vos fod....

4 comentários:

joao madail veiga disse...

Ah pois é, perdeste as eleições e agora queixas-te?
Faz como eu, quando vou a votos compro-os, aos votos.
Essa treta da democracia o que é? eu ter o mesmo voto do sr Cainágua??? Isso é que era bom!!!
Aprende carago...

C Cristóvão disse...

Para reforçar os ditados que pronunciastes tenho muito gosto em enviar-te mais um que calha sempre a matar.
(Atraz de mim virá que bom de mim fará.)
Bons ventos.
Um Abraço
CC

C Cristóvão disse...

Para reforçar os ditados que pronunciastes tenho muito gosto em enviar-te mais um que calha sempre a matar.
(Atraz de mim virá que bom de mim fará.)
Bons ventos.
Um Abraço
CC

Unknown disse...

Aos 2 ultimos presidentes a istória
do navio inglês acenta "como uma luva".
J. Reis