quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Boas noticias

Terça-feira dia 25 de Agosto, chego á Mui Nobre e Real Marina d'Alhandra por volta da hora da passagem meridiana do Sol, o primeiro olhar é para ver o meu "menino", tá tudo bem com ele então desvio o olhar para Sul, e qual o meu espanto, vejo a subir o rio, o "João Conde e Fls", batelão de exploração de inertes do Tejo, havia muito tempo que não era visivel em actividade, mas pensei que regressaria de Lisboa de algum trabalho de dragagem, quiçá da obra da Marina Expo, tirei uma foto e esqueceria o assunto, não fosse a cena do próximo capitulo.

Vou para bordo, ligo o PC, entra o Pedro no MSN e de rajada, sem aviso prévio "boas noticias"
- Ena, então conta lá!
"Hoje de manhã, quando ia para o trabalho vi o "Leziria" (outro batelão) a descer o rio carregadinho, será que os areeiros voltaram á actividade?

- Então olha, eu acabei de fotografar o "João Conde e Fls" a subir o rio, rente ao baixa mar, vazio e vai por aí acima.
"Esperemos que não seja um frete pontual"

E a conversa por aqui ficou.
A talho de foice, o porquê desta conversa e satisfação pelo eventual regresso da actividade dos areeiros?
Para nós, navegadores d'água acima (ás vezes por água abaixo), isto tem um significado muito especial, são estes barcos que na sua actividade mantêm as calas rio acima, navegáveis, nomeadamente a montante da Pt Marechal Carmona (VFX), e pela sua passagem, impedem que sejam colocadas redes ilegais nas mesmas, passei anos sem tropeçar nas redes de meixão, (isto porque navegava nas calas), só este verão já tropecei 3 vezes (e continuo a navegar nas calas), com devido aparato, pano no ar, baixa pano, mete motor, corta cabos, o motor nestas alturas nunca pega, etc.
O que é certo é que á cerca de um ano que não via estes batelões.
Hoje 27 de Agosto, depois de fazer umas bricolages em casa, lembrei-me de ir passar o virar da maré junto da baliza d'Alverca, talvez andem por lá umas corvinas, comprei um pacotinho de "Coreana" e lá vou água abaixo.

Fundeio na cala, junto da baliza, e lá vem ele outra vez, como eu estava na cala, passou perto, sempre rente ao BXM, vazio depois do frete, o mestre reconhece-me e lança o apito curto de passagem por EB.

Que mais nos resta dizer? Nós navegadores d'agua acima, vos saudamos.

"João conde e Fls" Valada, 10 Julho 2008

"Bacalhau" Valada, 10 Julho 2008

3 comentários:

Jorge disse...

Bom dia.
Embora não seja assíduo navegador como tu, (por falta de embarcação, porque a vontade de navegar existe) também saúdo o regresso à actividade desses barcos imensos, que ajudam a manter o rio mais fundo e principalmente mais limpo das redes de pesca ilegais.
Será possível que ninguém as veja?
E será possível que os "pescadores" sejam tão burros que não percebam que ao apanhar as crias sem lhes dar tempo para o amadurecimento sexual, estão a matar o futuro da espécie do rio e até o deles!
Será que não entendem que estão a fazer o jogo dos espanhois?
Não percebem isto?
Fonix, onde estão as autoridades?
Joq

joao madail veiga disse...

São de facto boas notícias.
Já me estou a ver a sulcar as
águas do Têjo com o meu K1 oceânico, recém transformado em quebra gelo, que equipei com a melhor das cozinhas e com um excelente frigorífico que alberga, além de 231 mines, 54 caixas de champân.
Vamos a eleeeeesss !!!!

João Manuel Rodrigues disse...

Essa do excelente frigorifico é que dá cabo de mim, é como diz a canção "killing me softly".

João