"Joaozinho,
Ainda é muito cedo para tratar dessas coisas, mas uma ideia peregrina veio-me à mente. Pensa nela e opina sff.
Há 8 anos eu participei com o Veronique na Arcachon Aveiro, que nesse ano fez escala em Gijon.
Foi da pele dos ditos pôr o barco lá em cima, demorei 2 meses a pô-lo em Gijon, e já não cheguei a tempo de largar de Arcachon.
A ideia era a seguinte:
Arranjar uma meia duzia de maduros e alugar um barco em Arcachon até a Corunha, ou Baiona e, a partir dali, continuar com o Veronique até Aveiro. (ou no alugado, claro)
A preços de hoje, o aluguer de um 40 pés com skipper (assim o gajo depois leva-o para cima) custa, duas semanas, à volta dos 3000 euros. Duas semanas dá para vir até Aveiro. Se for até a Corunha ou Baiona será menos, mas aí no Veronique só podemos por 4 ou 5 tripulantes e não os 6 iniciais.
Pensa nisto.
As datas serão de 12 a 21 Julho de 2009.
Joao Veiga"

Agora eu:
A ideia soa-me meio doida, mas dá para encaixar, se a meia duzia de maduros forem de igual modo malucos pode-se tornar numa experiência engraçada.
Neste contexto, acho que não seria disparate (uma vez que Alhandra é a povoação com mais comandantes per capita), tentarmos levar uma pequena delegação desta terra tagana e atravessar uma das piores zonas da Europa para navegar, o Golfo da Biscaia.
Tendo em conta que num 40 pés podemos colocar até 8 tripulantes, os custos de aluguer poderiam ficar reduzidos a cerca de 400 euros por cabeça, o que para uma empreitada desta envergadura não é nada.
Tendo em conta que o mar do Norte não é própriamente para meninos, e uma vez que seria no minimo gratificante participar numa coisa destas, porque não juntar-mos uma tripulação de Aveirenses e Alhandrenses e enfrentarmos em conjunto o desafiador Golfo da Biscaia, as costas da Bretanha e o Cantábrico, tudo duma só vez e que tanta inveja fazem ao nosso Mar da Palha.
Como diz o Veiga, ainda é cedo, mas temos de começar a pensar nisto.
Eu digo: Podes contar comigo