sábado, 29 de janeiro de 2011

Projecto "Multichine 45"

Conheci o Rui á alguns anos, não sendo de tradição marinheira, era no entanto apaixonado por estas coisas do barcos e da navegação.
Rápidamente se adaptou a estas lides e acabou como meu aluno, acompanhei a sua formação até finalmente fazer o curso de Patrão de Alto Mar.
Finalmente embrenhou-se no seu projecto, um veleiro de 45 pés, em aço, um projecto do gabinete brasileiro “Roberto Barros yacht design”.
Faz 3 anos em março que iniciou a construção, tenho efectuado algumas visitas de acompanhamento da construção, esta semana fui visitá-lo novamente e voltámos a falar destas coisas de barcos, trocámos algumas impressões que o próprio me autorizou a publicar.

A escolha do projecto

Apesar de no nosso país já haverem sido construídas várias unidades de outros arquitectos com provas dadas, tais como “Van de Stadt”, “Gerard Chaigne” ou “Bruce Roberts”, esta questão não foi muito pacifica e levou vários meses a ser decidida, o Rui explicou-nos o porquê desta escolha:

Eu procurava um veleiro com mais ou menos 42 Pés e que fosse forte , fácil de construir, que não fosse uma lesma a navegar e que pudesse ser manobrado por uma só pessoa. Mas o factor mais forte além da robustez seria sem duvida a beleza, eu tinha que olhar e decidir sem sombra de duvida...é este!
As coisas comigo têm que funcionar assim, sem dúvidas, porque se as há logo no inicio....não é seguramente um bom inicio.
Assim este casco é extremamente seguro, apresentando soluções que nunca vi noutro veleiro do mesmo porte, tais como: anteparas estanques; uma antepara longitudinal em chapa de 12mm; uma cabine de piloto (a cair em desuso mas muito útil) e a possibilidade de ter um posto de comando alternativo no interior.
Seguem-se outras características muito importantes tais como grande capacidade de armazenar água e combustível e espaço para poder montar uma pequena oficina com torno e ferramentas para manutenção ou reparação de emergência.
Patilhão de aba e skegue no apoio da pá do leme são outros pormenores que denotam que quem fez este desenho tinha "mesmo" em mente fazer um barco para qualquer latitude e á prova de "volta ao mundo".
È verdade que no inicio ainda pensei num desenho do escritório do "Bruce Roberts" mas não me apaixonava como este e parecia que o desenho já muito antigo não favorecia um casco rápido, embora o nível de informação para o construtor amador seja altíssimo, funcionando quase como um jogo do lego.
Depois outras situações ajudaram a decisão, o facto de falar-mos a mesma língua favorece o entendimento, em caso de qualquer esclarecimento técnico, tudo ficava mais fácil.

Sendo a primeira experiência deste tipo, porquê logo um 45 pés?

“Pelo que me apercebi, muita gente constrói um barco de 30 a 34 pés, depois passam o tempo a olhar para os de 40 pés, eu não quero passar por isso, mesmo com todas as condicionantes, decidi partir logo para o maior dentro das minhas possibilidades, quero um barco para toda a vida, o conceito é “fazer e esquecer”, e depois somos 5 na família.
Alem do facto que não quero o barco para andar ás voltinhas no rio, o meu intuito é partir mar dentro e depois logo se verá.”

Custos de um projecto deste tipo, quer a nível económico e a nível pessoal?

“Tenho um orçamento estimado em 100.000 euros para este empreendimento, a nível pessoal penso ocupar entre 5 a 8 anos, desde a compra (encomenda) do projecto até esta altura, passaram quase 3 anos, iniciei a construção em Março de 2008, tendo em conta que a obra esteve parada 2 meses para me poder dedicar ao curso de Patrão de Alto Mar, as perspectivas continuam animadoras.”

Porquê a opção “de aço”?

“È um material que conheço bem e sei trabalhar, tinha a maquinaria toda, desde máquinas de soldar, quinadeira, inclusive uma estufa para eléctrodos que funciona a 12 volts e posso levar sempre a bordo, assim como uma máquina de soldar portátil, que aliás é com ela que me encontro neste momento a trabalhar.
Também temos de ter em conta que ninguém está livre de acidentes, e num porto qualquer se faz uma soldadura.
Poderia haver a opção do alumínio, mais difícil de trabalhar, de reparar, mais oneroso e obrigava-me a comprar outro tipo de máquinas, a madeira não sei trabalhar, pelo que os interiores devo dar de empreitada a um carpinteiro, quanto á fibra nem sequer pensei nisso.”

Houve ou haverá alguma inovação ou consideração a ter em conta neste projecto?

“Uma das minhas preocupações foi o convés/poço, desde que numa deslocação que fiz aos estaleiros do Venâncio, e vi um bocado de convés de aço com teca colada, em que a teca estava em bom estado e o aço completamente degradado, pensei que tinha de pensar numa alternativa. Convés em inox foi a solução, considero a solução ideal para uma zona delicada, desde as zonas de cortes para colocação das escotilhas, no convés há sempre coisas a caírem, provocando pequenas zonas de oxidação, deste modo o problema fica resolvido.
Uma inovação vai ser o mastro, o projecto prevê um mastro de alumínio com parede de 7 mm, vou eu construi-lo em inox de 3mm de espessura, sendo um material muito mais forte, julgo que posso reduzir substancialmente a espessura, estou a contactar alguns experts que me possam aconselhar no assunto, claro que tudo isto será testado em terra, antes de ir para o mar.”

Em poucas palavras o resumo de toda esta experiência

“Uma aventura dentro da "aventura" que é construir um veleiro em aço com 14 metros. Uma obra desta envergadura só é possível chegar a bom porto depois de eu próprio vencer a inércia, o medo e as indecisões próprias dos grandes projectos.”

1 comentário:

joaocarioca disse...

Como diriam os franceses:"CHAPEAU".
Um projecto e realização destas, só pode ser levada a cabo por uma pessoa muito determinada. Estou sempre a aprender. Também é a primeira vez que ouço falar em mastros de aço inox.
Dê por favor os meus parabéns e incentivo ao empreendedor
João GM