domingo, 29 de novembro de 2009

Um dia de Inverno no "Blue Seven"

"Tens programa para Domingo ou vamos navegar?"
Foi mais um telefonema do Rui apelando para uma saída no "Blue Seven", como não havia programa (e mesmo que houvesse), navegar é preciso e passa a ser palavra de ordem.
A Meteorologia não abonava muito a nosso favor, ameaçando chuva e vento nas cercanias do Mar da Palha, mas saímos da Marina Expo com uma boa janela de tempo, se bem que frio.
O Rui fazia umas passeatas para verificar as afinações

Cristo Rei na proa e 25 de Abril pela amura de EB

O vento estava pelos 12 nós de NW, e saímos com o pano todo no ar, mas á medida que nos apróximava-mos da capital o vento subia gradualmente com refregas a chegarem fácilmente aos 26 nós, que nos largos nos proporcionava pontualmente a velocidade estonteante de 12 nós, mas tambem obrigava o "Blue Seven" a monumentais orçadelas, pelo que a opção foi reduzir pano para equilibrar a questão.

Na orçadela, a vida começava aos 20 nós


Margem Sul

Num ápice estavamos em Cacilhas, rondámos 180º junto á 25 de Abril e viémos a surfar nas bailadeiras até perto de Stª Apolónia, onde o vento estava com tendência para cair, a corrente forte fazia-se sentir e a progressão tornou-se morosa, ao cair da noite a opção foi de ligar motor e baixar velas.

Um Iatezinho estacionado perto de Stª Apolónia

Era escuro e começava a chover quando entrámos na Marina, o pesssoal de serviço aguardava a nossa chegada podemos assistir pela primeira vez ao fecho das comportas.

Foi mais um belo dia de Inverno, frio, ventoso, chuvoso, mas a navegar.

(http://veleiroblueseven.blogspot.com/)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O "cabeço" da nossa juventude

Um destes dias passava pela variante de V.F.Xira, reparei que a maré estava algures junto á baixa-mar e o "cabeço das Torres" estava "á mostra".

Esta era a palavra de ordem nos verões de á vinte e tal anos atrás, quando chegava á hora do cabeço ficar "á mostra", o pessoal pegava nos Kayaks e iamos aproveitar aquelas duas horitas de praia, que a maré nos oferecia, junto á margem Sul do Tejo, em frente á unidade da Marinha na Quinta das Torres.
Uma coisa é certa, a tradição ainda é o que era, o miudos da canoagem ainda continuam a disfrutar deste cabeço, assim que o calor aperta, começam as romarias para aproveitar a areia e as águas cálidas do nosso Tejo, que no Verão atingem os 28º C.
Fui frequentador assíduo do "cabeço", umas vezes aparelhava o "Moth Europe", outras pegava no K1 e pagaiava pouco mais de uma milha, para me regalar com aquela qualidade de vida, uma praia privada, no meio do Tejo, umas vezes só para mim, outras vezes tambem para o resto do maralhal.
Nos dias que correm, já não frequento com assiduidade, uso amiude para encalhar o "Volare" e limpar o fundo, mas será sempre o "cabeço" da minha juventude.

domingo, 15 de novembro de 2009

Temos barco

Este domingo foi dia de ir transportar o "Blue Seven", que após uma estadia em Oeiras, aterrou na Marina do Parque das Nações, onde vai ficar até ao final de Janeiro.
Saimos de Oeiras com um mar completamente desordenado de través em com vento do mesmo quadrante, chegando a soprar aos 29 kts, com o Blue Seven a portar-se muito bem na vaga e a proporcianar algumas pequenas surfadelas, mesmo com pano reduzido (o gajo não tava para brincadeiras) atingiamos fácilmente os 8 Kts (SOG).
Foi rápida a viagem e duas horitas depois estávamos a solicitar a autorização de entrada na Marina (desta feita da Expo).
Foi um pequeno teste de mar a provar que temos 36 pés de barco com provas dadas.
O Rui disfrutando dos 5 minutos em que o "deixei" fazer leme.
Lá mais por fora, um dos poucos que se aventuraram a sair
Porta de entrada para o Mar da Palha, onde a mareta desordenada e o SSW se encontravam, o Cristo Rei fechava os braços para deixar passar as refregas.

Com este ventinho e esta tripulação, o Pedro já ia outra vez para os Açores


Estes iam lá para fora levar cacetada - "Alexander Von Humbolt" de saída

Atravessando o Tenebroso Mar da Palha

Na Marina do Parque das Naçôes fomos bem recebidos pelos marinheiros de serviço, o pessoal da recepção tambem mostrou estar estar á altura das funçôes.

Quanto ao aspecto geral das coisas, a Marina ainda não se apresenta nem meio cheia, mais para os lados do meio vazio, apresentando-se cada vez mais como alternativa para os navegadores d'agua acima que queiram ir por água abaixo.

Já tem os dois pontões de espera exteriores montados assim como combustivel, o sistema de comportas está aberto durante todo o dia, fechando apenas de noite.

Tambem já começam a aparecer uns bares com vista para os barcos, vamos aguardar o evoluir dos acontecimentos.

domingo, 1 de novembro de 2009

"Blue Seven"

Hoje foi dia de apresentação oficial do projecto "Blue Seven",um Bavaria 36, irmão gémeo do Hemingway.
Ainda sem as devidas vistorias e autorizações para navegar e já existem projectos pendentes, para já vai com guia de marcha para os estaleiros do Talaminho (Amora), para uma revisão completa, depois de inspeccionado e vistoriado, ainda vamos a Sines este mês fazer um teste de mar.
(E por falar em testes de mar, foi hoje que largou da barra do Tejo o veleiro "Thor VI", para iniciar a sua volta ao mundo, desejamos-lhe bons ventos em toda a viagem.)

Ainda até ao téminus do ano, vamos até Valada do Ribatejo, a fim de actualizar um roteiro de navegação á vista, para posterior publicação.
O Armador e o novo projecto

Para o ano, vamos pensar numa ida á ilha de Porto Santo, ideia já saiu da gaveta, agora é só colocá-la em cima da mesa.

Skipper e apoiante do projecto