quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O "cabeço" da nossa juventude

Um destes dias passava pela variante de V.F.Xira, reparei que a maré estava algures junto á baixa-mar e o "cabeço das Torres" estava "á mostra".

Esta era a palavra de ordem nos verões de á vinte e tal anos atrás, quando chegava á hora do cabeço ficar "á mostra", o pessoal pegava nos Kayaks e iamos aproveitar aquelas duas horitas de praia, que a maré nos oferecia, junto á margem Sul do Tejo, em frente á unidade da Marinha na Quinta das Torres.
Uma coisa é certa, a tradição ainda é o que era, o miudos da canoagem ainda continuam a disfrutar deste cabeço, assim que o calor aperta, começam as romarias para aproveitar a areia e as águas cálidas do nosso Tejo, que no Verão atingem os 28º C.
Fui frequentador assíduo do "cabeço", umas vezes aparelhava o "Moth Europe", outras pegava no K1 e pagaiava pouco mais de uma milha, para me regalar com aquela qualidade de vida, uma praia privada, no meio do Tejo, umas vezes só para mim, outras vezes tambem para o resto do maralhal.
Nos dias que correm, já não frequento com assiduidade, uso amiude para encalhar o "Volare" e limpar o fundo, mas será sempre o "cabeço" da minha juventude.

Sem comentários: