segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aniversário do Clube Náutico de Salvaterra de Magos - Imagens

Clube Náutico de Salvaterra de Magos - 6 Primaveras

Foi no dia 24 deste mês que o jovem e dinâmico Clube Náutico de Salvaterra de Magos completou meia duzia de primaveras.
Desde um primeiro telefonema da Srª Presidente da CMVFXira a solicitar a minha colaboração, á primeira reunião que tive com a comissão instaladora em meados de 2002, até á data de hoje, temos que dizer que pelo trabalho desenvolvido, o clube náutico está mesmo de parabêns.
Obra de um trabalho meritório das direções que por lá têm passado (são sempre os mesmos).
De recem formado, ilustre desconhecido, a potência e referência nacional na modalidade de Canoagem, foi um passo de gigante.
Com instalações junto ao cais da Vala Real, no edificio do Centro de Interpretação Educativa e Ambiental, um edificio que contêm um museu do rio e onde se pode ver um pouco da cultura piscatória das gentes ribatejanas.
Mais uma vez o clube distinguiu as pessoas e entidades que com ele têm colaborado, mostrando que coisas deste tipo ficam sempre bem.
Por tudo isto e muito mais, é que podem continuar a contar comigo, Clube Náutico de Salvaterra de magos, um exemplo a seguir.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Aveiro - Porto - Vila do Conde (As imagens)

Aveiro - Porto - Vila do Conde 17 e 18 de Outubro

Dia 16

Chegada á AVELA pelas 2300 horas, onde já se encontravam o outros Skippers, cumprimentos boas vindas, 2 croquetes, 2 minis e um café e vou para o pontão, antes de me retirar para bordo do Véronique, ainda aceito o convite do Candido para ir a bordo do "Casvic", onde se encontrava o Chico e a Isabel.

Dia 17

Madrugada, cedo, entra o Eugénio no Véronique, á procura do colete, prega-me um susto do caraças, e lá vai ele embarcar no "Jonas", isto porque 2 membros da tripulação teriam de ser distribuidos por outras embarcações, neste caso pelo "Jonas" e Chemy", uma vez que o proprietários não estavam habilitados para a distancia entre portos.
A mim num sorteio completamente viciado, calhou-me o "Chemy", barco mais pequeno e maneirinho da frota, no entanto foi um surpresa agradável, o barco era despachadinho e o Helder, feliz proprietário, foi um tipo impecável, até a cozinhar.
Pelas 0800 largávamos do trapiche e pouco depois saíamos a Ria e entrávamos num mar de "senhoras".
A viagem durou cerca de 6 horitas sempre de velas içadas mas com o motor a ajudar, ao inicio da tarde e após uma viagem sossegada, entravamos a barra do Douro, já com uma vazante bastante forte que nos dificultava o seguimento.
Mais uma vez a solução adoptada para atracar, este ano no cais de Gaia, não era a melhor, pelo que gradualmente a frota dirigiu-se para a Ribeira do Porto, onde apesar de mau, era melhor.

Dia 18

Alvorada ás 0800 da manhã, um cafézinho na ribeira e pelas 0900 já nos faziamos ao mar com destino a Vila do Conde.
Com um vento de Leste, moderado e certinho, e um mar encrespado, lá fizemos uma velejadela de luxo até Vila do Conde, antes das 1200 e com o vento a cair entravamos a barra, desta feita já desassoreada, sempre com fundos na ordem dos 5 metros.
Depois de almoço, a viagem fez-se de Andante até ao Porto e de Intercidades até V.F.Xira.
Por mim, este ano tá feito, chega de mar, para o ano há mais, se Deus Nosso Senhor quiser.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O "Beagle" já lá vai

Pois, o "Beagle" abandonou a Mui Nobre e Real Marina d'Alhandra, foi vendido, coube-me a mim a nostálgica tarefa de o levar rio abaixo para a sua nova morada e para o seu novo dono.
Demorei o máximo que pude, acreditem, fui mesmo nas calmas rio abaixo, tão penosa que se tornara a tarefa, acho que me custou mais a mim do que ao Rui (armador).
Fui várias vezes Skipper deste barco, um "Dufour 30 Classic", ainda estávamos na fase do descobrir, e nem o chegámos a afinar e a aparelhar como gostariamos, mas pronto já lá vai.

Um dos melhores momentos no "Beagle", velejadela de luxo ao largo de Cascais

Agora a altura deverá de ser de mudança, mudança de barco e quiçá de projectos de vida, outros barcos virão, talvez maiores, e maiores navegações tambem, aguardemos.


Hoje, rio abaixo, na Cala das Barcas, junto á nova bóia nº1, agora reposicionada.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

2009 - 09 - 09

"The clouds prepare for battle
In the dark and brooding silence.
Bruised and sullen stormclouds
Have the light of day obscured.
Looming low and ominous
In twilight premature
Thunderheads are rumbling
In a distant overture...
All at once, the clouds are parted.
Light streams down in bright unbroken beams...
Follow men's eyes as they look to the skies.
The shifting shafts of shining weave the fabric of their dreams..."