terça-feira, 20 de outubro de 2009

Aveiro - Porto - Vila do Conde 17 e 18 de Outubro

Dia 16

Chegada á AVELA pelas 2300 horas, onde já se encontravam o outros Skippers, cumprimentos boas vindas, 2 croquetes, 2 minis e um café e vou para o pontão, antes de me retirar para bordo do Véronique, ainda aceito o convite do Candido para ir a bordo do "Casvic", onde se encontrava o Chico e a Isabel.

Dia 17

Madrugada, cedo, entra o Eugénio no Véronique, á procura do colete, prega-me um susto do caraças, e lá vai ele embarcar no "Jonas", isto porque 2 membros da tripulação teriam de ser distribuidos por outras embarcações, neste caso pelo "Jonas" e Chemy", uma vez que o proprietários não estavam habilitados para a distancia entre portos.
A mim num sorteio completamente viciado, calhou-me o "Chemy", barco mais pequeno e maneirinho da frota, no entanto foi um surpresa agradável, o barco era despachadinho e o Helder, feliz proprietário, foi um tipo impecável, até a cozinhar.
Pelas 0800 largávamos do trapiche e pouco depois saíamos a Ria e entrávamos num mar de "senhoras".
A viagem durou cerca de 6 horitas sempre de velas içadas mas com o motor a ajudar, ao inicio da tarde e após uma viagem sossegada, entravamos a barra do Douro, já com uma vazante bastante forte que nos dificultava o seguimento.
Mais uma vez a solução adoptada para atracar, este ano no cais de Gaia, não era a melhor, pelo que gradualmente a frota dirigiu-se para a Ribeira do Porto, onde apesar de mau, era melhor.

Dia 18

Alvorada ás 0800 da manhã, um cafézinho na ribeira e pelas 0900 já nos faziamos ao mar com destino a Vila do Conde.
Com um vento de Leste, moderado e certinho, e um mar encrespado, lá fizemos uma velejadela de luxo até Vila do Conde, antes das 1200 e com o vento a cair entravamos a barra, desta feita já desassoreada, sempre com fundos na ordem dos 5 metros.
Depois de almoço, a viagem fez-se de Andante até ao Porto e de Intercidades até V.F.Xira.
Por mim, este ano tá feito, chega de mar, para o ano há mais, se Deus Nosso Senhor quiser.

2 comentários:

Jorge disse...

E já dizia aquela fabulosa criação do Quino a Mafalda "Deus dá nozes a quem não tem dentes"...
Depois de ler e reler e ler outra vez isto "Por mim, este ano tá feito, chega de mar, para o ano há mais, se Deus Nosso Senhor quiser."
Será isto o atirar da toalha ao chão e o começo da frequencia assídua da esplanada boia, e olhar (não utilizando) a embarcação!Será que vamos ter outro DC à venda?
Um abraço e se quiseres ir ao Mar y arte ao ao Peters (original) avisa que acompanho-te.

João Manuel Rodrigues disse...

Ma tu tá doido ou quê?
Eu quando falo de mar, é mesmo de MAR, o Grande lago, o Oceano.
Aqui n'Alhandra a vida continua, o navio á vela mais bonito do Universo, quiçá mesmo do mundo, vai continuar a navegar nas águas Taganas.
Essa da esplanada não é para mim, até prefiro beber o café a bordo.
Outro DC á venda? Porra, ninguem no seu perfeito juízo vende um DC.

E quanto ao Peter's, havemos de lá ir, comno diz o outro, um dia com mais vagar.
Aliás, para praticar tenho ido ao da Expo e ao de Oeiras.

João