sábado, 23 de junho de 2007

Remember the days of the old School Yard

20 anos depois, 20 Kilos depois.
Dia 23 de Junho do ano da graça de Deus de 2007, sem nada que podesse antever e sem qualquer conbinação prévia, 4 ex-canoistas do Alhandra Sporting Club, afastados das lides uns por motivos profissionais, outros por motivos familiares, voltaram-se a encontrar nas águas do Tejo.
Alguem ainda comentou: Será hoje o dia da 3ª idade?
Mas não, era o apelo, o Rio a reclamar a presença daqueles teenagers que todos os dias remavam 20 Km a treinar para as suas provas.
Mas tambem era o peso dos kilos acumulados e a chegada do verão, que deu um estalito nas nossa cabeças, "temos que fazer alguma coisa".
Graças a Deus que todos preservaram as suas "pagaias".
Fica a imagem e fica a promessa que nos voltaremos a encontrar a remar.
Navegar é preciso... remar tambem.
Os Canoistas:
Rcardo Ferrão; José Cirilo; João Rodrigues; João Pedro.
(Aquele barco lá atrás è mesmo bonito)

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Uma Imagem d'Alhandra

Eu tinha de publicar esta imagem. Senti necessidade de a partilhar.
Chamem-me saudosista, chamem-me o que quiserem, mas é uma imagem linda da terra que eu adoro, a minha Alhandra, momentos antes de uma partida para o Cruzeiro do Tejo, julgo que remonta ao inicio dos anos 90, o ano não consigo precisar.
E é a olhar para ela que recordo sempre os tempos passados na borda d'água, cais 14, cais do Padeirinho, Secção de Vela, as manhãs de verão, nadar até à "Rosita", estamos deitados nas pranchas á espera das ondas do Batelão, vejo as traineiras a passar, o "Vadio" e o Ti Manel Sequeira, o Ajax, o Constantino e muitos outros Cagaréus d'Alhandra, (como eu).
Tenho saudades de quem me levava para o Rio, de descarregar o melão de tarde no 14, para depois o ir roubar á noite, da amoreira da rua do cais.
É uma imagem muito bonita da minha terra a Alhandra.
Alhandra "A Toireira", de Soeiro Pereira Gomes e dos "Esteiros, dos telhais e dos "filhos dos homens que nunca foram meninos", de Afonso de Albuquerque e Sousa Martins, do Baptista Pereira e do Rui Cancio.
Que as gerações vindouras a preservem e façam ecoar um grito uníssono que diga e que nunca se esqueçam que: "O 14 É O CAIS D'ALHANDRA".

terça-feira, 12 de junho de 2007

Subir o rio até Valada do Ribatejo

09 junho 07 Alhandra ETD 1000, ETA 1300 Valada do Ribatejo, a embarcação mais bonita da marina de Alhandra a subir o Tejo até ao nosso destino, distancia 18 milhas. "Navegar é preciso"
O Makito no seu Figaro Six "Oceanus", companheiro de viagem do "Volare".

Palavras para quê, é um velejador português, bebe carlsberg, come sardinhas e dá mergulhos no rio.
Quem quer saber do Allgarve quando se tem uma ilha em Valada, sardinhas, tintol e siesta á sombra dos salgueiros.

Olha, o barco é mesmo bonito, vejam só as vantagens de ter patilhão rebativel, 40 cm de água e o gajo tá a flutuar.


O Cmdt Mega chegou à ilha após um final de viagem atribulado, teve de percorrer as ultimas 3 milhas sem motor, à vela e com a maré já a vazar. Isto após ficar com o hélice preso numa rede ilegal de apanha de meixão, ficou com o veio bloqueado, o resultado foi uma aterragem forçada com a genoa no ar e até não foi mau como isso.


Viva o descanso. Para variar o "Paradise", irmão mais velho do "Volare" tambem lá estava. Quando vi esta embarcação pela primeira vez em Valada, fiquei logo doido, e pensei "é mesmo disto que eu preciso", tinha que ter uma coisa destas como meu cantinho. O "Volare" estava na minha terra (Alhandra) e eu não sabia que estava à venda. Um ano mais tarde em Valada, a bordo da traineira do "Ti Vitor", enquanto deitavamos abaixo uma caldeirada é que Cristóvão (Paradise) soube que tinha sido um dos responsáveis por eu ter um DC 740. Um abraço e que nos cruzemos muitas vezes neste rio.



sexta-feira, 1 de junho de 2007

O Cmdt "Mega" e o "Blue Dolphin"


Rui Cabrita, (well known as "Mega"), com a sua embarcação recentemente adquirida em Bayona, o transporte foi efectuado por água pelo próprio, 2 dias em tirada non stop até Alhandra.

(Ver mais em MAMA).