quarta-feira, 11 de maio de 2011

Importa-se...

Ora então, esta foi mais uma daquelas em que sem querer, me deu uma tremenda vontade de, sei lá de quê.

Estavamos em periodo hibernal e o "Volare" em fabricos, decidi fazer uma revisão completa ao aparelho propulsor, vulgo motor F/B, o meu yamahazinho de 15 HP.

Entreguei a máquina infernal aos cuidados do meu mecânico que após uma avaliação me informa do diagnóstico.

-Pá, (tipo simpático), esta treta tá toda cagada, precisa do impulsor, e do conjunto de juntas, queres que váo á procura ou arranjas tu?

Bem, o impulsor tenho um novo suplente (como mandam as regras), mas explica-me o que é o conjunto de juntas, que eu estou em Matosinhos, há por aqui o importador da Yamaha e vou lá comprar, (pensava eu).
Lá o Alberto me explicou que era a junta para a cabeça do motor, junta para o bloco e junta para o sistema de escape.
Posto isto, dirigi-me ao Sr Importador, em Leça da Palmeira, em cujo balcão solicitei o material.

Lá me vi envolvido em mais uma carga de trabalhos, identifiquei o motor (yamaha 15 F /2 tempos/mistura de 2001.

Bem ao principio até eu desconfiei da existência de tal modelo, mas como tinha um, tinha a certeza da sua existência.
Depois de devidamente identificado num manual técnico da marca, o Sr Importador, diz-me o seguinte:
"Vou ver o preço das peças e já lhe digo"
Era mesmo o que eu precisava de ouvir, até ao momento em questionei:
- Desculpe, mas tem em stock, é que se não tem, escusa de me dizer o preço, eu preciso das peças, o mecânico não me faz a reparação só com o preço.
Resposta: Não há em stock, temos de mandar vir, por isso lhe ia dar o preço.
- Desculpe a minha ignorância, mas os Srs Importadores não têm peças em stock para um vulgar motor 15 hp a dois tempos? Até eu sei que este e os 9.9 hp devem ser os motores mais vendidos da Yamaha (até são iguais).
Ah, não temos de importar, só por encomenda.
- Esqueça, vou procurar por outro lado, obrigado.

Posto isto tive um rasgo de luminosidade. e liguei para uma influente pessoa dos meios náuticos de Aveiro, a quem perguntei se sabia de algum revendedor da Yamaha, por aqueles lados.

5 minutos depois tinha um SMS do meu tio JFMV, a informar que havia um revendedor da Yamaha na Gafanha da Nazaré.
Vindo de torna viagem, desloquei-me á Gafanha, na rua principal lá estava o dito cujo revendedor, uma lojinha tipo garagem, modesta mas funcional, estava lá um bote para venda, rodeado de uma dezena de motores Yamaha, podia ser que tivesse sorte.
Fui atendido pelo feliz proprietário, um senhor de certa idade, que quando lhe informei do que precisava, apontou para um motor da loja e disse:
- É igual aquele mas a 2 tempos, não é?
Afirmativo
- Tenho cá um conjunto de juntas para esse motor e para todos os outros.
Tive que perguntar como é que um simples revendedor, tem isto em stock e contei o que se tinha passado com o importador.
O Sr explicou, "eu sei que motores tenho vendido ao longo dos anos e sei qual o material de maior desgaste, logo tenho sempre em stock, pelo menos um conjunto, agora vendi-lhe esse, vou já mandar vir outro igual, para ter aqui.
- Vai mandar vir pelo importador?
Não, senão nunca mais cá chega, vem directamente (não interessa de onde).

Como diria o saudoso, e este heim?

2 comentários:

Unknown disse...

Oh João, esse senhor de idade, revendedor da yamaha é o meu amigo Fracisco de Almeida Pinho (Xico da yamaha, para os amigos)tem mais 2 ou 3 anitos do que eu e já vendeu mais 3 ou 4 vezes motores, do que gajas tu e eu, somados, alguma vez papamos e havemos de papar. É um bom mecânico, agora mais o filho, mas acima de tudo bom comercial e bom comerciante (e também não deixa os créditos dele por mãos alheias, em questão de gajas.
Um abraço
César /wacapou

João Manuel Rodrigues disse...

Grande César, bem vindo a este espaço.
Um grande Abraço

João