segunda-feira, 3 de maio de 2010

Em jeito de reflexão

Está a fazer 3 anos que ando para aqui a escrever umas coisas, como diz um amigo meu, "ah e tal, podes não dizer nada de jeito, mas até escreves umas merdas".
O que é certo é que numa altura em que se pouco falava de redes sociais, abracei a Blogosfera com o intuito de exprimir alguns sentimentos, nomeadamente o prazer que tenho em navegar, nas viagens de água acima, o sonho de um dia quiçá o mar como horizonte.
Como todas as crianças vivi a série "Verão Azul" e vibrava com a história do velho Chanquete, que vivia no seu barco e que este para si tinha o significado de uma vida.
Naquela altura eu pensava, "quando for grande, também quero viver num barco, deve ser giro".
No dia 5 de Maio de 2008, tomei uma decisão, larguei 14 anos de vida, e fui com uma mochila ás costas para o único sitio onde me sentia bem, para o barco, como lhe chamo, o meu cantinho, por momentos pensava que não deveria ter sido desta maneira, não fui obrigado, mas fui por necessidade de me encontrar.
"Ganda Maluco", diziam, vive num DC 740, eu respondia que para mim dava perfeitamente, sentia-me bem, tinha um quintal do tamanho do Tejo e passava o tempo de pés descalços no convés.
O tempo que passei (e ainda passo lá), permitiu que descobrisse que por mais que pensasse que já tinha as respostas todas, há sempre algo que troca as perguntas e ficamos sem respostas para dar.
Entre confusões, indecisões e muitas navegações, demorei cerca de 2 anos a traçar o novo rumo, navegador solitário por opção me assumo, pode ser que o barco chegue a um porto seguro, senão, vai continuar a navegar.
Todas as escolhas que fazemos, vão ditando a vida que levamos, eu levo a vida assim, á minha maneira.Nestas alturas em que o tempo passa e as horas não contam, sinto que não sou infeliz.

João (o gajo d'Alhandra que foi viver para um DC, como dizem lá em Aveiro)

1 comentário:

Jorge disse...

Bom dia.
E ainda bem que escreves, sinal que sabes escrever... E ainda bem que lemos, sinal que sabemos ler, e que tens algo para partilhar.
Fazes ideia de como é a vida das pessoas que não têm sonhos, objectivos por que lutarem, uma chama de paixão que lhes inicie a "época de fogos". Podes não escrever muito bem, mas consigo acompanhar o teu raciocínio, parece que o Saramago escreve muito bem infelizmente não o entendo. (Ahhhh o defeito é meu).
Um abraço, e nunca lamentes as decisões, elas quando são tomadas são baseadas nas nossas experiências anteriores e no contexto do que está acontecer. Conheces alguém que NUNCA tenha errado?
Joq