segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Momentos 2008


03 de Maio, tinhamos saído da Ria de Vigo pelas 0900 Hora Local, ficámos sem vento ao largo junto ás ilhas Cies, esperámos a pairar até ao meio dia e almoçámos uma feijoada de samos preparada de véspera.
A calmaria deu lugar a uma sulada com vento de 30 nós pela proa, e foi assim que nos fizémos á vida e viemos para a nossa terra.
As condições foram melhorando gradualmente á medida que entrávamos nas nossas águas territoriais, no momento desta foto, já com o vento a cair e vaga larga de través, tinhamos acabado de jantar , o Cmdt Veiga ao leme vivia um momento de nostalogia quando na posição 41º44’936 N 008º58’143 W, tinhamos o Farol de Montedor pelo nosso través de BB.
Eram cerca das 2030 H Leg e o Veiga dizia “estamos a passar o Farol de Montedor, um lugar muito bonito, onde um dia gostaria de viver”.
Passava pouco das 0200 H Leg do dia 04 de Maio quando acompanhado pelo “Tibariaf II”, o “N.V. Véronique”, entrava a barra da Póvoa de Varzim.

19 de Outubro, a bordo do “Liberum”, vinhamos do Porto para Aveiro num mar de azeite, á medida que se aproximava a passagem meridiana do Sol, tirava umas fotos ao horizonte, ao visualizar posteriormente esta foto em casa, reparei que tinha sido presenteado com um golfinho solitário.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cruzeiro Aveiro - Vila do Conde - Aveiro

Então ele aí está, após horas de exaustiva reunião entre a minha pessoa e o Sr. Engº João Veiga, isto em frente a uma valente posta de bacalhau, no local do costume em Aveiro, a malhar umas garrafitas de "Sem Espinhas" e a dar cabo da paciência da Dª Né Né, lá iamos discutindo os pormenores da entrada da barra de Vila do Conde.
O Veiga lá dizia "nunca entrei a barra de Vila do Conde, etc" "temos de lá ir, mas só lá vou se fores comigo, etc" "se correr mal tenho de dividir as culpas com alguem, etc".
Cheguei mesmo a pensar que depois da trapalhada do ultimo Aveiro-Porto-Aveiro, não nos iriamos meter noutra, até pensei que o Veiga estivesse a brincar, mas com estas coisas não se brincam, e como não podia deixar um amigo fazer merda sózinho, aí estamos nós.
Vamos tentar entrar com o Véronique a quase inacessivel barra de Vila do
Conde.
A proeza vai-se realizar nos próximos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro, o programa de festas ainda está em execução, mas estará brevemente disponivel, desde já poderá haver alguns lugares encaixáveis, pelo que agradecemos aos interessados que se perfilem.
Brevemente no "mar adentro"; "ventosga"; "mama".

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Here comes the Sun

Ele já vem por aí acima, daqui a pouco vamos ouvir dizer que “já se conhecem os dias”.
O nosso astro rei, Sol, vem aí e com ele o Verão.
No dia 21 de Dezembro deu-se o Solstício no Hemisfério Sul, ás 02 00 Hmg, o astro rei atingiu a sua máxima declinação Sul sobre o Trópico de Capricórnio 23º26.4 S e por aí se manteve até ás 22 00 Hmg, altura em que iniciou a sua ascensão. Pelas 23 00 Hmg já estava nos 23º26.3 S.

Até que no dia 20 de Março deste ano, entre as 11 00 e as 12 00 Hmg, ele passará a linha do Equador Celeste, logo originando o Equinócio da Primavera, pelas 11 00 ele estará com a declinação 0º00.7 S e ás 12 00 já efectuou a passagem para o Hemisfério Norte 0º00.3 N.

Subirá até aos 23º26.4 N onde atingirá a sua declinação máxima sobre o Trópico de Câncer, onde chegará no dia 21 de Junho pelas 01 00 Hmg, dando origem ao Solstício de Verão no Hemisfério Norte, por aí se manterá até ás 11 00 Hmg, pelas 12 00 Hmg iniciará a sua descida, já estará com a declinação de 23º26.3 N, e consequentemente no dia em que começa o Verão, inicia-se a contagem decrescente para o Inverno.
*
O Trópico de Câncer é o paralelo situado ao norte do equador terrestre, delimita a zona tropical norte. Corresponde à declinação mais setentrional da elíptica solar para o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária que passa acima do Equador e que indica a latitude 23º26,0 Norte. Atravessa 3 continentes e 17 países.

O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do equador terrestre, delimita a zona tropical sul, é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária que fica localizada abaixo do Equador e indica a latitude 23º26,0 Sul). Cartograficamente é representado por uma linha pontilhada que divide a área tropical do subtropical, sendo que a temperatura anual das regiões localizadas ao sul do trópico de capricórnio por média é inferior a 18°C. Atravessa três continentes e onze países.