quarta-feira, 4 de julho de 2007

Outras imagens d'Alhandra

Uma semana de férias n'Alhandra, corridinha matinal, mergulho no rio, umas pagaiadas, chinelo no pé, máquina fotográfica na mão e vamos recordar.


O "Boneco do Forte". Monumento erigido em 1883, alusivo às invasões francesas e às batalhas das Linhas de Torres Vedras, no pedestral pode-se ler em latim as palavras "Non Ultra" (não passarás).
Não podemos deixar de relembrar as palavras de João Gregório (C.N. Moitense) aquando do 70º
aniversário do NTM Creoula, que foram tambem os barcos tipicos do tejo, em 13 de Outubro de 1810, armados de artilharia em frente a Vila Franca de Xira, contribuiram para este "Non Ultra".


Alhandra, filha do Tejo.

"Bateiras", durante mais quanto tempo a resisitir aos barcos de fibra?

A traineira do Isidro ainda resiste.

A traineira do João "Taróta" nem por isso...

Monumento a Soeiro Pereira Gomes, aos "Esteiros" e aos "Homens que nunca foram meninos".


O Museu de Alhandra "Casa Dr. Sousa Martins", a Rua do Cais e a amoreira.

O "14" é o cais d'Alhandra.

Associação dos Bombeiros Voluntários d'Alhandra.

Associação Centenária, fundada em 2 de Julho de 1900, conta com 95 efectivos no seu quadro, (incluindo pessoal auxiliar). Os Bombeiros de Alhandra estiveram várias vezes envolvidos em missões humanitárias internacionais, nomeadamente Moçambique e Turquia.
O Sr Comandante Jerónimo deu-me honra desta foto, juntamente com o pessoal de serviço no Quartel.

Enquanto fui Presidente da Secção Náutica do Alhandra tive o previlégio de privar muitas vezes no teatro das operações de segurança nas provas náuticas, foi sempre para mim uma honra trabalhar em conjunto com os Voluntários de Alhandra.
Na realidade só nos lembramos dos bombeiros quando há Fogo.
A todos o meu obrigado.

6 comentários:

Julio Quirino disse...

Pois é João, todos os tempos são memórias de passados que não voltam mais, por mais boas recordações que tenhamos deles...Ficam as fotografias para nos lembrar do que fomos!

Raquel Sabino Pereira disse...

Bonita reportagem!

João Manuel Rodrigues disse...

Fica a nostalogia com que recordamos todos esses momentos, esses já ninguem mos tira.
Chego a ser "acusado" de viver essas memórias com muita intensidade, muitas coisas nem consigo escrever e eu adoro escrever.
Bem, já me perdi.
Isto depois passa.

João

Raquel Sabino Pereira disse...

Vá ao Atlântico Azul ver o CENTRO NÁUTICO MOITENSE EM DIRECTO HOJE PARA O «PORTUGAL NO CORAÇÃO»!!!...

Anónimo disse...

Oh sailer mor john, quando eras president do clube nautico de Alhandra, não era preciso ter sujado as mãos com Merda, pedias aí ao nosso amigo Senhor Comandante Gerónimo, e ele mandava aí um cisterna dos bombeiros com uma agulheta a lava-te aquela merda toda e mais alguma.
Um abraço de uma migo de sempre e para sempre.

Maryangela disse...

pois eh.. eu sou brasileira,tenho 16 anos. quando eu tinha 10 pra 11 anos morei em portugal. el Alhandra. tenho muitas fotos para recordar,mais meu sonho é voltar a essse lugar um dia! linda reportagem!