domingo, 31 de janeiro de 2010

Pelos mares da Póvoa

Sábado, 0600, o Rui e o Pedro apanham-me n'Alhandra, destino á Póvoa de Varzim, agendado já á várias semanas e consequitivamente adiada por motivos burocráticos, finalmente iriamos testar o novo "Bavaria 32", o primeiro a ser importado para o nosso país.


Lá chegados, deparou-se-nos um mar de vaga larga, de metro e meio aprox, mas vento era mentira, pelo que o teste que fizemos foi o possivel, o vento aparecia timido e o barco caturrava, eu o Rui haviamos previsto fazer medições da velocidade nas 3 principais mareações, mas não foi possivel, o Pedro no barco de apoio dava voltas e voltas e disparava a máquina, uma horita e pouco de mar e faziamo-nos á barra da Póvoa.






Barra da Póvoa de Varzim, á cerca de 2 anos entrei por aqui perto das 3 da manhã, vinha de Vigo a bordo do NVV Veronique, e a cerca de 8 milhas, sem vento e vaga larga a empurrar para terra, o motor calava-se por falta de gasóleo, valeu-nos "Tibariaf II" que se encontrava a 5 milhas.


O Pedro e o pescador que nos foi auxiliar nos testes

A navegação possivel
Ainda tivemos tempo para dar uma volta pelo estaleiro e admirar as dezenas de barcos a seco, onde um chamou a minha atenção, era o "Chorão", só podia ser de Alhandra, era o RO33 do Mário Alberto, ainda trocámos umas palavras ao telefone,mas o tempo fugia.
Ainda percorremos a marginal até Vila do Conde, onde fizemos uma muito breve paragem junto á marina, e seguimos viagem, rumo ao Sul.

9 comentários:

Jorge disse...

Bom dia.
Quem se afasta do temível "Mar da Palha" fica sem vento, é uma das conclusões possíveis.
Então passas-te pelo Porto e não comeste uma francezinha?
Passas-te por Aveiro e nada de ovos moles. Andas distraído ou quê?
E o Barco porta-se bem?Manobra-se bem mesmo sem vento?
Um Abraço
Jorge

João Manuel Rodrigues disse...

Nem vento, nem francesinhas, nem ovos moles, foi tudo muito á pressa e ele há barcos á vela que até andam bem a motor.

João

Jorge disse...

Barcos à vela que andam bem a motor?
Estás adepto dos Mcgregor?Isso é que devem ser barcos bons para o nosso rio, até levam as redes ilegais à frente, e navegam em 30cm de água.
Jorge

Pêjê disse...

"Pelos mares da Póvoa"...e eu todo lampeiro para abrir este post julgando tratar-se de uma navegação pela sempre imprevísivel Cala da Póvoa, braço de "mar" do famigerado Mar da Palha e, decepção (merda para o acordo orto...), a Póvoa era outra.
Para a próxima especifica melhor o titulo do post, tá?
PJNunes

João Manuel Rodrigues disse...

Jorge:
Poupa-me, estou a falar de barcos, nada dessas aberrações não assumidas, com nomes parecidos a cadeia de hamburgueres.

Já era tempo de saberes a diferença, aliás eu já tou cansado de te explicar.

Paulo:
Não querias mais nada, mares da Póvoa de Stª Iria, assim sem mais nem menos, tu comentavas, ah e tal "tagus view from, my window, of course"
Para a próxima eu faço um Post de introdução.

João

João Manuel Rodrigues disse...

Ah, agora não aproveites o termo "introdução" para fazeres outro trocadalho, get it?

João

Pêjê disse...

Pois..."wood"...Ok.
Bons Ventos, caro amigo...
PJNunes

joao madail veiga disse...

Ainda me vais explicar um dia como é que vocês se sentem com mais de 3 metros de água debaixo do casco, e ainda por cima salgada?

João Manuel Rodrigues disse...

Ter mais de 3 metros de água debaixo do casco, é uma sensação esquisita, digamos que é uma sensação de absorção.
Mas o pior, o pior é ter muito mais água debaixo do casco e á volta tudo escuro, ter apenas 1,5 l de gasóleo de reserva e ouvir um mayday pelo rádio (onde será que eu já vivi isto?).

João