domingo, 22 de fevereiro de 2009

Aveiro-Leixões-Vila do Conde-Aveiro (Reedição)

A convite do meu amigo e camarada de armas Cmdt João Viega, ingressei mais uma vez na tripulação do NVV Véronique, desta feita com o intuito de penetrarmos a quase impenetrável Barra do Rio Ave em Vila do Conde, missão quase impossivel para veleiros mas que no dia de hoje conseguimos levar a efeito, uma frota de 9 veleiros comandados pelo carismático NVV Véronique penetrou a barra do Rio Ave, devidamente orientados por um prático local.


Dia 20 de fevereiro

Saímos da Lota Velha de Aveiro pelas 1015 H Legal com destino ao Mar, connosco viriam o "Chemy", "Liberum" e o "Lots Of Fun", apanhámos com mar ordenado com cerca de metro e meio, vento de NW até meio da tarde, que proporcionou bons momentos de Vela, mas no final da tarde este rondou para N com o mar a crescer, anoitecia quando passávamos ao largo da barra do Douro, baixámos as velas meia milha da entrada de Leixões, pelas 1915 H Legal entrávamos a barra do Porto de Leixões.

Momento da saída da Barra de Aveiro



Após a saída da Barra
Navegação ao largo da Torreira

Velejada ao Largo de Espinho


Com o Douro á vista


O Mar como Horizonte

O dia no mar chegava ao fim.

Dia 21 de Fevereiro

Saímos do Porto de Leixões, juntamente com 3 veleiros locais, "Nikita", "Gindungo" e "Mágico" e em flotilha cerrada nos fizemos ao mar pelas 1015 H Legal, este apresentava vaga larga de 2 metros a rebentar junto da costa, com vento de E, o que nos proporcionou uns bons largos até póximo de Vila do Conde.


Pelo rádio iamos sendo informados que a barra do Ave não se encontrava nas melhores condições para entrarmos, como alternativa tinhamos a barra da Póvoa de Varzim, fomos informados que ainda estava pior.


A flotilha tomou a decisão de rumar a Vila do Conde e analizar as condições no local, então se decidiria o que fazer.

Com o subir da maré as condições melhoraram e fomos informados que os 3 Veleiros da Póvoa, "Bião", "Bião II" e "Cleopatra", haviam entrado já a barra do Ave com a ajuda do prático local, um pescador contratado para esse efeito.


A barra não é fácil, a ondulação rebentava junto da mesma e fazia-se sentir alguma corrente, o que não ajudava, aguardámos pela chegada do prático que nos guiou e ás 1215 H Legal, pela primeira vez uma flotilha de veleiros entrava a barra do Rio Ave e atracava na Marina de Vila do Conde.



Largada do Porto de Leixões


Barra de Leixões

Vista da Entrada do Rio Ave

Na entrada do Rio Ave

Flotilha cerrada


Dentro do Ave

Nau Quinhentista fabricada em Vila do Conde

Vila do Conde apresentou-se como agradável surpresa, zona ribeirinha bastante aprazivel e hospitaleira, fica desde já agendado como destino no nosso roteiro de viagens.

Dia 22 de Fevereiro

Saímos da marina de Vila do Conde pelas 12oo H Legal, com a maré ainda a encher e desta vez sem o prático local, com todos os cuidados saímos a barra sem problema, o nosso Eugénio, apresentando sintomas gripais não acede á ordem do Cmdt para se meter no comboio e recolhe á enfermaria do Véronique, fazendo a viagem toda deitado.

O mar de pequena vaga proporcionou boa navegação até á barra Aveiro onde entrámos de noite com um mar de azeite, estávamos na ultima hora de vazante na ria e a corrente apresentava-se com uns módicos 3,5 nós.

Ás 2100 H legal aportávamos no trapiche da AVELA, na lota velha em Aveiro.

1 comentário:

CELTA MORGANA disse...

Vistes os golos do Liedson !!!